10 de março de 2008

musicar imagens e imaginar músicas




"O sorvete é morango - é vermelho
Oi, girando, e a rosa - é vermelha
Oi, girando, girando - é vermelha
Oi, girando, girando - olha a faca!
"





Tenho um projeto antigo de ilustrar músicas. Nada de animação, nada de video, nada de quadrinhos. Um quadro, um frame, uma imagem só. Tá aí a graça, condenesar tudo num momento significativo e suficientemente dramático sem apelar para a "fotografia" do momento.

Como? Exemplifico... em 'Domingo no parque' nosso ilustre ministro brinca o tempo todo traçando paralelos entre os elementos que estão 'em cena'. A roda gigante e a (roda de) capoeira, o sorvete e o coração gelado, o morango e o sangue e por aí vai. Simplesmente tudo está ali pra bagunçar, picotar e dramatizar a narrativa aproximando e afastando seus personagens. Qual seria a alternativa imediata? José e sua expressão de espanto/surpresa/decepção ao ver Juliana, seu sonho, e João, seu amigo, na roda gigante tomando sorvete. Segundo a minha proposta, José, o sorvete, a rosa, o espinho, a feira, a construção, as brincadeiras e confusões, tudo estaria ali e nada precisaria estar explícito. Loucura? Talvez, mas se é pra retratar o momento de desilusão máxima de uma pessoa tão bem humorada, momento que o leva a insanidade, eu prefiro apelar para a loucura.

Tentar entender a motivação do personagem central... e passar todo esse drama. Em uma imagem. Vai dizer que não é um desafio sensacional com fontes inesgotáveis de novos trabalhos?

Bom, você dirá, mas e daí? O maior desafio seria (e foi) fazer com que pessoas diferentes, com formações pessoais, profissionais, culturais e sei lá o que mais diferentes fizessem a mesma música. A diversão disso tudo? Interpretação. Interpretações. Inúmeras. Que tal?

Para ler: 'Domingo no parque' Gilberto Gil (1967)
Para ouvir: Gilberto Gil - Domingo no parque
Foto: Mário Luiz Thompson - 1978

Um comentário:

Zin disse...

gosto do desafio!
acho a tentativa de interpretação visual de sensações, emoções etc um exercício incrível de comunicação visual!

Já há algum tempo vem sendo repetida a proposta de exposição A Imagem do Som... Tem trabalhos bem legais... E a proposta é quase essa, só não se limita a imagens. Vale conferir!