Este post que começa a ser escrito agora com a intenção deliberada de ser louco. Uma espécie de "Um dia de Mpenna" (esse cara deveria ter um verbete no wikipédia!), mas é apenas uma pequena que tenta simular como funciona o raciocínio não linear, não lógico e nada ortodoxo de um dos grandes exemplos do 'design ponta esquerda' do nosso tempo.
Por falar nisso já escreveram no Wikipédia? Em um artigo recente chamado Referência fast-food a revista Carta Capital põe a confiabilidade das informaçoes do wikipédia em cheque e, pior, afirma que alunos cada vez mais confiam na primeira fonte que encontram pra trabalhos escolares (nos mais diversos níveis) e, basicamente usam o power ctrl+c ctrl+v. Resultado: não apredem nada porque nem tem o trabalho de copiar tudo pra um outro papel é só ctrl+p e correr pro abraço.
Uma pesquisa chamada Novos consumidores encomentada pela Editora Abril à Box 1824 afirma que para o jovem aquela conversa sobre Era da Informação ficou pra trás e hoje estaríamos na Era da Seleção (não a brasileira pq convenhamos anda meia boca pra caramba). Ou seja, todos eles tem acesso a esse mar de informação onde o diferencial é saber qual é 'a boa'. A pesquisa é bem ampla, traz diversos 'depoimentos' e mostra um jovem não idiotizado.
Interessante que os artigos concordam com o maior prolema da internet: muita informação com pouca confiabildiade. Só que os 'Novos consumidores' teriam um perfil de buscar uma boa fonte e se manter fiel a ela (em geral um amigo que conhece do assunto, um blog especializado, etc.) e a 'Carta' diz que exatamente o contrário: o jovem se agarra à primeira fonte aparentemente confiável e não busca mais nada pra fazer a tal 'prova real' (lembram dela?).
De onde você tira suas informações? Você é um profissional/estudante/curioso que pesquisa? Web 2.0 é um conceito viável ou é só historinha pra vender uma imagem corporativa pseudo interativa? Seria a pasteurização da informação em escala industrial? A ausência de confiabildiade das 'fontes' na internet é um caminho sem volta?
-> Você sabia que Joseph Climber é a terceira opção de resposta do Google para a palavra 'qualidade'?
O caminho natural agora seria emendar numa das muitas possibilidades de mercado para o povo empreendedor do Google mas outras notícias me chamaram mais atenção:
1 - Vendas do PlayStation 3 dobram nos EUA após corte de preço
2 - Principal rival do Windows Vista é o XP
3 - TV Digital estréia no dia 2, mas conversores ainda não estão à venda
Então PS3 (como o PS2) saiu de fábrica com problemas e só foi ganhando confiabilidade com o passar do tempo. Assim como o XP que foi a farra dos vírus e hackers durante um bom tempo até o surgimento do pacote de atualização salvador chamado sevice pack 2. Agora as empresas que fabricam o set top box (o tal do conversor de sinal) no país não tem produto pra vender no lançamento da tecnologia mais comentada por aqui, a TV digital. E aí fica a dúvida: tá virando moda lança produto hiper caro e ultra meia boca e ir melhorando com o passar do tempo?
Desde Gutemberg o conhecimento vem se tornando acessível às massas numa velocidade cada vez mais impressionante. Tá na hora de desacelerar pra ganhar qualidade?
22 de novembro de 2007
As sincronicidades do mundo do design
Posted by Bruno Simões at 3:54 AM
Labels: carta capital, design, google, tv digital, web2.0, wikipedia
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